Quiropraxia

Serviços
O que é quiropraxia?

E o que faz o quiropraxista?

Uma profissão com formação independente de qualquer outra e reconhecida mundialmente, a quiropraxia se dedica a coluna vertebral – de forma preventiva (quando não há sintomas ou lesões) e de forma corretiva (quando já existe perda de função, sintomas ou lesões).

Nossa coluna é muito móvel por ser toda articulada, e ao longo de todos os dias (por toda nossa vida) a movimentamos e a sobrecarregamos – pequenos impactos, quedas, má postura, tensão emocional, mal jeitos…Todos esses acontecimentos acabam interferindo o funcionamento da coluna e ao longo do tempo, com o acúmulo, podem causar: dores, desconfortos, alterações em outras partes do corpo e podem facilitar a ocorrência de lesões.

O quiropraxista é o profissional responsável por avaliar, detectar e corrigir essas alterações de funcionamento da coluna vertebral (chamados de complexos de subluxação vertebral).

Fazemos isso através de ajustes manuais ou instrumentais, que estimulam e devolvem o funcionamento da coluna, tirando qualquer interferência que haja também no sistema nervoso. Dessa forma, é possível que seu corpo cicatrize os tecidos lesionados e diminua as inflamações.

Relação da coluna com o sistema nervoso

Relação da coluna com o sistema nervoso

O sistema nervoso é o sistema que comanda todas as informações que circulam em nosso corpo (respiração, fala, digestão, audição…). Ele é formado pelo cérebro, medula e nervos. A coluna protege a medula e ao longo dela saem todos os nervos que vão irrigar nosso organismo.

Assim fica fácil de perceber o quanto a coluna interfere nesse sistema de informação, e portanto, em toda função do nosso organismo.

Quando uma vértebra, ou mais, para de se movimentar como deveria ou sai discretamente do seu alinhamento natural (por má postura, mal jeito, quedas, impactos….), ela irá alterar o impulso que sai do nervo ao seu lado, e portanto, além do problema mecânico acontecerá também falha na comunicação do nervo com a área do corpo que ele irriga.

Toda essa alteração tem o nome de “Complexo de subluxação vertebral”, e é exatamente o que o quiropraxista avalia e corrige.

 

 

Formação dos quiropraxistas

A quiropraxia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e possui uma formação em nível superior, com carga horária de no mínimo 4.200 horas/aula.

    O Quiropraxista faz uma faculdade que dura em média de 4 a 5 anos – estuda o corpo humano, a coluna, análise de exames de imagem e o sistema nervoso de forma completa e detalhada.

Os cursos nas Universidades do Brasil são reconhecidos pelo MEC e seguem as diretrizes e padrões de segurança mundiais da Organização Mundial da Saúde.

Reconhecida em todo o mundo, hoje é regulamentada em mais de 50 países, e conta com inúmeras universidades.

Atualmente há três Universidades no Brasil que formam quiropraxistas, a Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, a Feevale em Novo Hamburgo/RS e a Universidade Católica de Brasília.

CLINICA (70)
Quiropraxia

Primeira Consulta

Todos os nossos profissionais são graduados em Quiroraxia e aptos a realizar a avaliação, diagnóstico e tratamento da coluna vertebral.

Na sua primeira consulta de Quiropraxia na Coluna Conectada você vai passar por uma avaliação. Nesse dia o quiropraxista irá conversar com você para coletar todos os dados importantes, analisar seus exames de imagem (caso tenha) e fazer um exame físico detalhado.

Após a avaliação o profissional fará os primeiros estímulos na sua coluna (ajustes) e em seguida, irá te encaminhar para a área de massoterapia – onde nossa massoterapeuta fará uma liberação terapêutica e profunda dos músculos envolvidos no seu problema.

Na saída desse primeiro dia você deixará marcado um retorno para até 5 dias – e nesse retorno nosso profissional vai avaliar a resposta do seu corpo e traçar um plano de tratamento para sua coluna – nesse dia ele vai te explicar em detalhes como vai funcionar seu tratamento, frequência, número de consultas e preços.

Principais dúvidas sobre a quiropraxia:

1- Preciso passar por um médico primeiro?

Não é preciso, o Quiropraxista fará uma avaliação quiroprática específica e detalhada para verificar os problemas e traçar a melhor forma de cuidado dentro da nossa área.

2- Preciso ter exames de imagem da coluna? (Raio-x, Ressonância, tomografia)

Os exames nos ajudam a ter mais detalhes e informações sobre sua coluna, mas para um primeiro atendimento (caso você não tenha) não se preocupe! Pode fazer a avaliação, caso o profissional precise de mais detalhes ele vai te recomendar fazer.

3- Aceita algum convênio?

No Brasil os convênios de saúde ainda não cobrem a Quiropraxia – as consultas são particulares.

4- Quem fez cirurgia de coluna pode fazer quiropraxia?

Pode! Nesse caso em específico é necessário trazer os exames de imagem da coluna. O local operado não será ajustado, mas o restante da coluna sim – o que vai ajudar (e muito!) na saúde da coluna como um todo.

5- Gestantes, crianças e idosos podem fazer?

Com certeza!! Fazer ajustes de quiropraxia durante a gestação é maravilhoso para a mãe e bebê. Em todas as fases da nossa vida nós precisamos cuidar da nossa coluna – assim como dos nossos dentes e pele. O que vai diferenciar o atendimento desses grupos é o tipo de técnica a ser utilizada (o quiropraxista determina isso após a avaliação inicial).

6- De quantas consultas vou precisar?

Tudo vai depender de: há quanto tempo você tem o problema, qual o tipo de lesão, idade, hábitos cotidianos e saúde em geral. O profissional irá determinar após a avaliação.

7- Preciso ter dor para fazer Quiropraxia?

Com certeza NÃO! A Quiropraxia é uma ótima forma de prevenir problemas e dores na coluna. Aliás, o ideal é sempre cuidar antes de surgirem as lesões e incômodos. Você deve fazer ajustes na coluna regularmente para manter seu bom funcionamento – assim como você escova os dentes para não acumular a sujeira.

Conheça nossa equipe de profissionais

Venha conhecer a nossa clínica.